Sociedade

Drones: Até já há cursos

UAV, VANT ou RPAS

Todas estas siglas são designações para drones. Unmanned Aerial Vehicle  ou UAV é a sigla inglesa e uma das mais comuns. Os portugueses parecem ter adotado a designação drone (de origem  francesa, mas a sigla portuguesa é VANT - que significa Veículo Aéreo Não Tripulado. RPAS (Remotely Piloted Aircraft System) é a forma mais formal e internacional (usada, por exemplo, na Comissão Europeia).


Direcionar o drone com óculos

Há cada vez mais formas de controlar um drone, sendo as mais comuns:

1. Com um smartphone ou tablet, via rede wi-fi

2. Através de um  joystick adaptado para estes veículos, também  conectado através de rede wi-fi.

3. Através do sistema First Person View (FPV), ou seja, óculos de realidade virtual em que o ‘piloto’ parece estar dentro do drone, conectado via rede wi-fi. Prevê-se que no futuro estes óculos de FPV permitam  o controlo dos drones somente com movimentos da cabeça para direcionar o voo, e de olhos para direcionar as câmaras.

Cursos de pilotagem

Há já disponíveis no mercado alguns cursos de pilotagem de drones. Por exemplo, o centro de formação profissional Restart oferece um curso intensivo chamado ‘Operação de drones para a captação de imagem aérea’, dado em parceira com a empresa portuguesa SkyEye, especialista na produção de conteúdos através de UAV.