Oito ‘ingredientes’ esquisitos existentes nos produtos de beleza

Usamo-los para dar um ar mais fresco e glamoroso ao nosso rosto, mas não fazemos ideia do que estamos a pôr na pele…

A Harper’s Bazaar falou com a cientista Ni’Kita Wilson e pediu-lhe que desvendasse o porquê do uso de alguns produtos (no mínimo) esquisitos na maquilhagem e nos produtos de beleza que utilizamos.

Claro que nem toda as marcas recorrem a estas substâncias, mas o melhor é ler bem o rótulo do seu blush – vai ver que ainda tem uma surpresa.

1.    Baba de caracol: Aparece em vários anúncios televisivos e diz ser a solução milagrosa para os problemas cutâneos. E pelos vistos é mesmo. “Esta baba contém mucina, uma massa molecular rica em aminoácidos, que ajuda a reter água e, consequentemente, a manter a pele mais suave”, explica Wilson.

2.     Lanolina: Este é o nome que se dá ao produto obtido a partir da cera da lã. É usado em batons e protectores de lábios. “Tal como a pele humana tem partes mais sebosas, as ovelhas têm lanolina. Este produto natural tem propriedades regenerativas e ajuda a hidratar a pele”, disse a cientista.

3.    Células humanas: Encontram-se em produtos faciais. “Estas células foram colhidas a partir de uma fonte ‘original’ e posteriormente desenvolvidas numa cultura celular. (…) Contêm muitas proteínas e outras propriedades que ajudam a preservar o estado da pele”, acrescenta. 

4.    Enzimas de peixes: Tal como os anteriores, este ingrediente é usado em cremes para a pele – mais especificamente naqueles que ajudam a esfoliar. “É uma alternativa à esfoliação química, através de ácidos”, afirma Wilson.

5.    Cascas de insectos: Este produto foi encontrado em artigos da marca Becca. “Estas cascas são submetidas a tratamentos químicos e posteriormente esmagadas”, explica a cientista. A substância criada a partir deste processo é usada para dar cor a glosses e blushes líquidos.

6.    Veneno de abelha: Pode parece muito esquisito, mas é mesmo verdade. “O veneno de abelha contém 18 componentes importantes, incluindo uma grande variedade de enzimas. É usado em produtos faciais, de forma a reduzir as linhas do rosto e as rugas”. Segundo Ni’Kita Wilson, existem estudos que comprovam a eficácia desta substância, que, para além de ser utilizada em cremes, faz também parte da composição de seruns.

7.    Excremento de pássaro: Este ‘ingrediente’ foi encontrado pela equipa da Harper’s Bazaar num creme facial para geishas, comercializado aqui. Mas por muito mal que soa, só traz coisas boas: “Os excrementos de pássaros contém ureia – que ajuda a amaciar a pele – e um aminoácido chamado guanina. Os dois juntos ajudam a dar brilho à pele”, disse a cientista. Claro que existem formas mais ‘simpáticas’ de obter um bom resultado, não é necessário recorrer a extremos…

8.    Placenta: Sim, acabamos ‘a cama do embrião’. “A placentas está cheia de proteínas que ajudam a dar vitalidade à pele e ao cabelo. Existem plantas que também contém estas propriedades, mas o efeito não é tão bom”, recomenda Ni’Kita Wilson. É usada em produtos faciais e capilares.