Queda das exportações de bacalhau compensada com subida de preço

As exportações de bacalhau da Noruega caíram 11% entre os primeiros onze meses deste ano, mas a descida foi mais do que compensada com a subida de 24% em valor. A conclusão é do Conselho Norueguês das Pescas (Norge), que adianta, no entanto que não é por isso que o Natal dos portugueses vai ficar…

Entre 1 de janeiro e 8 de novembro, o consumo de bacalhau subiu 7% em valor e decresceu 13% em volume, mas o responsável da Norge acredita que vai recuperar até ao final do ano, já que últimos dois meses do ano representam entre 25 a 30% do consumo total.

A Comissão Europeia propôs para o próximo ano uma redução de quase 30% na quota de pesca de bacalhau do Mar do Norte, que é gerida pela União Europeia, mas a quota de pesca do bacalhau da Noruega, que é gerida conjuntamente pela Noruega e pela Rússia e desceu 10% em 2015, vai manter-se nas 423 mil toneladas em 2016, dado o bom estado do ‘stock’. É por isso que Christian Nordahl salienta a necessidade de distinguir entre os diferentes ‘stocks’ de bacalhau e os diferentes níveis de sustentabilidade.

O responsável da Norge adiantou que a descida das exportações em volume pode estar associada às más condições climáticas que se verificaram no primeiro trimestre de 2015, que levaram a um decréscimo de 13% das capturas (menos 53 mil toneladas do que 2014).