7 dicas para viajar de carro com o seu animal

Viajar de carro com os animais de estimação pode ser um desafio, especialmente na altura das férias grandes. Muitas vezes, os companheiros de quatro patas vão soltos no carro, com a cabeça fora da janela para apanharem ar, mas isso não é seguro. Nem para si, nem para o seu animal.

Este comportamento de risco, explica um comunicado da seguradora LOGO, também constitui uma infracção ao Código da Estrada, com multas que podem ir até aos 600 euros.

Para que viajar com o seu animal deixe de ser problemático, a seguradora dá-lhe sete dicas que pode aplicar quando fizer uma viagem de carro.

1. Duas palavras: documentação e veterinário: Quando se viaja com um animal, é importante ter toda a documentação em dia, especialmente o registo e o boletim de vacinas. No caso das viagens longas, não se esqueça de marcar uma consulta no veterinário antes de partir, para assim ter todas as informações necessárias para proteger o seu animal durante toda a viagem.

2. Prepare a viagem com antecedência: Mudar de ares pode ser sinónimo de descanso para muitos seres humanos, mas nem sempre é o caso nos animais de quatro patas. Uma viagem pode ser stressante para eles e, para os acalmar, o ideal será andar de carro nas semanas anteriores para se habituarem. Outro dos pontos a ter em conta é a alimentação. Corte um pouco na ração antes da viagem, para não ter de lidar com enjoos ou surpresas menos agradáveis.

3. Animais de médio e grande porte: Os cuidados a ter também variam consoante o tamanho do animal. A melhor solução para os animais maiores é ter a mala do carro sem a prateleira, ainda que possa sempre optar por usar um cinto de segurança especial ou uma transportadora de tamanho adequado. Se optar por levá-lo à solta na bagageira, não se esqueça de colocar uma rede, ou grelha divisória, entre a mala e os bancos traseiros.

4. Animais de pequeno porte: Para os animais mais pequenos, a caixa transportadora ou o cinto de segurança específico são boas soluções. Podem ser colocadas nos bancos traseiros ou na bagageira do carro, mas sem a prateleira. Se tiver gatos, que costumam ser animais que não gostam de sair da rotina e que se assustam facilmente com ruídos, escolha mesmo uma transportadora. Se quiser, pode cobri-la com um pano, mas tenha atenção para não o ‘sufocar’ de calor.

5. Outros animais: No caso de ter hamsters ou pássaros, estes devem ser transportados nas suas gaiolas habituais, com comida e água, e, se possível, tapadas com um pano.

6. Tome atenção à temperatura e ventilação: Tente manter o seu veículo o mais refrescado possível. Os animais são muito sensíveis à temperatura, especialmente quando está calor. A solução ideal é ter o ar condicionado ligado, mas se escolher abrir os vidros traseiros, não os abra completamente para eles não irem com a cabeça de fora e para não saltarem para a estrada. Se sair do carro e não os levar consigo, não se esqueça de deixar os vidros um pouco abertos.

7. Faça mais paragens: Nas viagens grandes, vai ter de parar várias vezes para poder passear o seu cão e ele poder fazer as suas necessidades. Caso não consiga fazer pausas, forre o carro com tapetes absorventes e outro tipo de protecções. Já diz o ditado, mais vale prevenir do que remediar.