Inundações no norte de Inglaterra obrigam à retirada de centenas de pessoas

As equipas de emergência britânicas continuam a retirar centenas de pessoas em várias zonas do norte de Inglaterra devido às fortes chuvadas que estão há vários dias a provocar inundações na região.

A polícia britânica indicou hoje que foram retiradas entre 300 a 400 pessoas que residem próximo dos rios Ouse e Foss, na cidade de York, zona em que 3.500 casas estão em risco.

A chuva que tem caído incessantemente nos últimos dias no norte do país já motivou centenas de alertas de inundações, que permanecem em vigor, havendo cerca de três dezenas de alertas "severos", o que implica perigo de vida.

A gravidade da situação levou o primeiro-ministro britânico, David Cameron, a decidir ter uma reunião, através de conferência telefónica, com o Comité do Governo Cobra – que lida com assuntos de emergência -, para assegurar que tudo seja feito pelos afetados na região norte do país.

As autoridades de York indicaram hoje esperar que o nível do rio Ouse atinja os cinco metros, próximo do recorde de 5,40 metros.

A Agência de Proteção Ambiental escocesa emitiu, por seu lado, mais de 15 alertas de eventuais inundações, sobretudo nas áreas em redor de Tayside.

Segundo as previsões do Gabinete de Meteorologia britânico (Met Office), a chuva ao longo deverá continuar ao longo de todo o dia de hoje, embora já sem a intensidade de sábado, e foi emitido um "alerta amarelo" para as zonas geladas da Escócia.

Sábado, em Inglaterra, as áreas do condado de Greater Manchester, como Salford, Bolton, Bury, Rochdale ou Wigan, foram bastante afetadas pelas inundações e a polícia recebeu mais de 300 chamadas de emergência em 24 horas.

Mais de oito mil casas do noroeste de Inglaterra continuam sem eletricidade, que só deverá ser restaurada na manhã de segunda-feira, indicou a empresa energética "North West".