Estudo lança alerta sobre risco fatal das sementes de chia

As sementes de chia são um super alimento com benefícios comprovados para a saúde como o fortalecimento dos músculos ou a melhoria da circulação sanguínea. Mas uma investigação sobre o impacto das sementes no aparelho digestivo revela que a incorreta ingestão deste alimento pode ser fatal.

O estudo foi levado a cabo após o caso de um homem de 39 anos que ficou à beira da morte depois de tomar uma colher de sementes de chia e de seguida ter bebido água. Quando a água entra em contacto com a semente, esta pode expandir até sete vezes o seu peso. Foi o que aconteceu com as sementes ingeridas por este homem, que se expandiram no esófago após a ingestão da água. Isto provocou uma obstrução quase total do canal digestivo, deixando o homem sem respirar e em risco de vida.

Foi então que a médica norte-americana Rebeca Rawl, do Carolina's Medical Center, estudou o fenómeno e divulgou os resultados no trabalho 'Impacto da Semente de Chia no Esófago', lançando o alerta para que se molhe sempre as sementes antes de serem ingeridas, misturando-as em líquidos como sumos, batidos ou iogurtes. 

De resto, o estudo concluiu ainda que alguns grupos de pessoas devem manter-se afastados das sementes conhecidas pelos seus super poderes. São eles os hipertensos, os diabéticos, doentes que tomem anticoagulantes, diabéticos e pessoas que sofram de doenças gastrointestinais.