Homenagem a João Nicolau de Almeida

Vejo agora reafirmada notícia já com tempo, de que João Nicolau de Almeida (filho do famoso Fernando Nicolau de Almeida, da Ferreirinha, que lançou o Barca Velha – filho de peixe…) vai mesmo abandonar a Ramos Pinto, onde fez o famoso vinho de mesa Duas Quintas (e os Bons Ares), para se dedicar à sua…

Já se sabe que os Nicolau de Almeida são uma das famílias do Douro, e João tem até uma irmã casada com Vito Olazábel, do já mítico Vale Meão (feito com a vinha que dera para o Barca Velha), antigo presidente da Ferreirinha (antes de a vender à Sogrape), e pai de uma 3ª geração de grandes enólogos, o Francisco Nicolau de Almeida Olazábel (Vale Meão e Valado), sobrinho dste nosso João pelo lado materno.

Mas João, como o pai com Barca Velha (mas de maneira mais acessível), esteve realmente na renovação dos vinhos de mesa engarrafados do Douro, e da melhor maneira, quando lançou nos anos 90 o Duas Quintas, na Ramos Pinto. Éainda relativamente novo (67 anos) e vai seguramente dar-nos muitos prazeres gustativos com o seu Quinta do Monte Xisto. O Monte Xisto que está no mercado é feito sobretudo com a casta estrela do Douro (e de Portugal), a Touriga Nacional (60%), mais Touriga Franca (35%) e Sousão (5%).

De resto, tudo como manda atradição, bem servida pelas novas técnicas e velhos métodos: vindima manual, vinificação em lagares de granito, pisa a pé, 6 dias de fermentação com leveduras da zona, e estágio em pipa de 18 meses. Já estou a tirar o chapéu. E a babar.