Só 10% das portagens aumentam no próximo ano

No resto dos troços, os valores não mexem. Palavra de governo.

Só 10% das portagens aumentam no próximo ano

As portagens vão ficar mais caras, no próximo ano, mas apenas em cinco cêntimos e num aumento que se vai refletir em 10% das auto-estradas. Não mais.

A garantia deixada ontem pelo Ministério do Planeamento e das Infraestruturas é a de que 90% dos troços portajados em todo o país não sofrem qualquer aumento no próximo ano. “A atualização abrange apenas 10% dos troços das autoestradas portajadas e será de 0,05 euros”, avançou o governo em comunicado. “As taxas dos restantes troços mantêm-se inalteradas”, esclarece o ministério de Pedro Marques.

As alterações – cirúrgicas – entram em vigor, como manda a regra, no início do próximo ano.

Quanto às travessias do Tejo, as novidades são ligeiramente diferentes. “Nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, a atualização varia entre os 0,05 euros (classe 1, em ambas as pontes) e os 0,15 euros (classe 4, na ponte Vasco da Gama)”, antecipa o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas sobre estes troços concessionados à Lusoponte.

Já no que toca às tarifas dos transportes públicos, o aumento é nulo. À imagem do que já tinha sido decidido para 2015 pelo governo de Passos, o executivo decidiu agora manter inalterados os preços destes transportes.

O “Económico” avançava ontem na sua edição online que os utentes da Carris, dos metros de Lisboa e Porto, os STCP e a Transtejo/Soflusa não terão de pagar mais pelo mesmo serviço no início do próximo ano.

Antes deste congelamento das tarifas dos transportes públicos, o governo já tinha aumentado sucessivamente os preços, com subidas de entre 0,9 e 15%.

SOL