Guterres fala sobre saída do ACNUR

António Guterres acabou ontem o mandato no ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), onde estava desde 2005. O fim do ciclo será marcado por uma entrevista a Vítor Gonçalves, na próxima semana, na RTP3.

Guterres fala sobre saída do ACNUR

Será na próxima quarta-feira às 22h30 que Guterres vai falar pela primeira vez desde que concluiu o mandato no lugar agora ocupado pelo diplomata italiano Filippo Grandi.

Guterres, que foi durante muito tempo o candidato presidencial preferido dos socialistas, acabou por optar por concluir o mandato no ACNUR em vez de entrar na corrida a Belém. E continua a ser falado como possível candidato a secretário-geral da ONU, apesar das pressões no sentido de Ban-Ki-Moon ser sucedido por uma mulher do Leste da Europa.

Continua, contudo, a ser uma incógnita o futuro do antigo primeiro-ministro português, que tem assumido um papel essencial nos últimos meses à frente do ACNUR graças ao agravar da crise de refugiados, que neste momento se estima que afete mais de 60 milhões de pessoas.

"Temos necessidade de um 'New Deal' [uma referência ao programa social de Roosevelt para combater a Grande Depressão dos EUA, na década de 1930] na comunidade internacional, em particular na Europa e com os vizinhos da Síria", defendeu, a 22 de dezembro, no Conselho de Segurança da ONU.

margarida.davim@sol.pt