Cuidado com este exercício físico

A prancha é um exercício físico muito exigente, que trabalha muitos dos músculos do nosso corpo. Mas é preciso ter atenção aos exageros…

Muitas pessoas começaram a fazer este exercício em casa, praticamente todos os dias, sem a monitorização de alguém especialista neste tipo de actividade física. Por isso mesmo, começaram a surgir as mazelas.

“As pranchas são para os atletas e as pessoas que fazem exercício com muita frequência, não para os que fazem raramente, os que ficam sentados à secretária e ficam loucos uma vez por semana”, disse ao Daily Mail Michael Durtnall, fundador das clínicas Sayer Chiropractic.

“[Este exercício] coloca muita pressão nas cartilagens costocondrais quando nos levantamos. Enquanto aguentamos o nosso corpo no ar, é feita também uma grande pressão nas cartilagens costais e os ombros”, acrescenta.

Durtnall afirma que os pacientes “que possuem ligamentos mais relaxados ou as articulações mais instáveis vão achar este exercício muito frustrante, uma vez que podem provocar a inflamação das articulações muito rapidamente”.

Por isso já sabe: Se costuma fazer pranchas em casa, realize os exercícios com ‘conta, peso e medida’ e não abuse. O esforço a mais poderá trazer mazelas difíceis de tratar.