Ana Gomes apoia Sampaio da Nóvoa

Há um ano, Ana Gomes foi a primeira socialista a defender a candidatura de Maria de Belém à Presidência da República. Hoje, apareceu ao lado de Sampaio da Nóvoa como mandatária para a União Europeia. 

Numa cerimónia em que o candidato Sampaio da Nóvoa apresentou os seus mandatários de causas, esteve também presente o general Ramalho Eanes, apoiante de primeira hora de Nóvoa. A grande surpresa foi a reviravolta de Ana Gomes que, de primeira defensora da candidatura de Maria de Belém passou a apoiante de primeira linha de Nóvoa. Na comissão política do PS de 29 de Janeiro do ano passado, Ana Gomes sugeriu o nome de Maria de Belém para a Presidência, o que na altura surpreendeu os socialistas. Ana Gome invocou há um ano que 40 anos depois do 25 de Abril tinha chegado a hora de uma mulher ocupar a Presidência da República.

A lista de mandatários “das causas” é paritária. Entre as mulheres destacam-se a jornalista Maria António Paula (mandatária da causa 25 de Abril e liberdade) , a deputada do PS Isabel Moreira (Assuntos Constitucionais), a dirigente da APRE Maria do Rosário Gama (Cidadania Sénior), a atriz Maria do Céu Guerra (Cultura), a presidente da Fundação Saramago Pilar del Rio (Movimentos Sociais e Cidadania), a deputada socialista Elza Pais (Igualdade), a escritora Lídia Jorge (Língua Portuguesa), entre outras.