Polónia na mira da UE por não respeitar liberdade de imprensa

Bruxelas ameaçou depois da aprovação de uma lei polaca para controlo dos media pelo governo.

Foi no passado dia 31 de dezembro que a Polónia aprovou uma lei que tem suscitado críticas e reações negativas da União Europeia, Repórteres Sem Fronteiras, União de Emissoras Europeias e Associação de Jornalistas Europeus.

A lei coloca os órgãos de comunicação social públicos sob o controlo do novo governo conservador. Assim, quem afasta ou nomeia os novos dirigentes dos media públicos, inclusive os responsáveis pela informação, passa a ser o ministro das Finanças. A medida levou vários diretores da televisão pública a demitir-se, em protesto, no passado domingo.

Numa entrevista ao jornal alemão “Bild”, publicada esta segunda-feira e citada pelo “Público”, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Witold Waszczykowski, é bastante claro quanto ao projeto do seu governo: “Queremos simplesmente curar o nosso país de algumas doenças.” O governo anterior, de centro-direita, “seguiu um certo conceito político de esquerda”, explica o ministro. “Como se o mundo devesse ir apenas num único sentido, segundo um modelo marxista – uma nova mistura de culturas e de raças, um mundo de ciclistas e vegetarianos que só se interessa por energias renováveis e se opõe a todas as religiões. Isto não tem nada a ver com as raízes polacas tradicionais”, defende.

Esta justificação parece não colher junto das autoridades europeias. “Estão a acontecer muitas coisas que justificam a ativação do mecanismo do Estado de direito para que coloquemos Varsóvia sob vigilância”, ameaçou o comissário europeu responsável pelo setor digital, Günther Oettinger. Se Varsóvia não anular a lei sobre o controlo dos órgãos de comunicação social, a Polónia pode perder direitos de voto no Conselho Europeu, uma vez que Oettinger ameaçou iniciar um procedimento inédito contra a Polónia, alegando violação dos valores fundamentais da União Europeia. “Um diretor (de uma rádio ou televisão pública) não pode ser despedido sem causa justa. Seria arbitrário”, avançou ainda Oettinger.

A Polónia convidou o representante da Comissão Europeia no país para conversações sobre a nova lei. Segundo declarações do ministro Witold Waszczykowski à emissora privada TVN24, o debate com o membro da Comissão Europeia terá como principal objetivo “esclarecer as estranhas declarações, pouco claras, de alguns comissários europeus que, com base nos relatórios da imprensa, começaram a julgar a Polónia”.

A Comissão Europeia vai discutir a situação no próximo dia 13 de janeiro.