Provas de aferição no 2º, 5º e 8º ano

Um comunicado do Ministério da Educação, emitido esta sexta-feira, revela que os alunos do 2º, 5º e 8º anos de escolaridade vão ser submetidos a processos de aferição “antes da conclusão de cada ciclo de modo a poder agir atempadamente sobre as dificuldades detetadas”.

No entanto, Ministério decidiu manter os exames nacionais de Português e Matemática no 9º de escolaridade, terminando apenas com os exames para os alunos do 6º.

Os alunos do 2º e 5º anos irão realizar as provas na última semana de aulas, enquanto os do 8º vão fazê-la depois de as aulas terminarem.

Estes testes irão incidir sobre "todas as áreas do currículo de modo a contrariar o estreitamento curricular" – os alunos serão assim avaliados em todas as disciplinas de forma rotativa. Este ano a avaliação irá focar-se no Português e na Matemática, mas outras matérias serão testadas no próximo ano letivo.

No entanto, os alunos do 2º ano serão também avaliados a Estudo do Meio, através de questões colocadas nas provas de Português e Matemática.

Contrariamente ao que acontecia nos exames do 4º ano, as provas serão realizadas na escola de origem dos alunos e não na sede do agrupamento.

As provas de aferição vão substituir já este ano os exames do 4º e 6º ano de escolaridade e não contam para a nota final.