Zizou, o novo messias?

Zidane vai comandar o Real Madrid. Mas dos melhores do mundo, só Cruiff e Beckenbauer tiveram sucesso como treinadores.

Zizou, o novo messias?

O campeão do mundo e Bota de Ouro Zinedine Zidane vai treinar a equipa de Benzema, Bale e Ronaldo – mais outras tantas estrelas – substituindo o espanhol_Rafael_Benitez no Real Madrid.

O maestro franco-angelino, que juntamente com nomes como Figo ou Beckam criou a era dos primeiros galácticos de Madrid a partir de 2000 – tem uma nova missão, depois de um percurso como treinador de apenas dois anos.

O empate frente ao Valência (2-2) juntou-se a uma lista de resultados negativos até à época natalícia, entre três derrotas para o campeonato, deixando os merengues na terceira posição. Uma das que mais custou foi a goleada 4-0 em  casa, frente ao Barcelona.

Com o afastamento rídiculo da_Taça do Rei – por utilização indevida de Cheryshev – Zizou disse ter como prioridade a conquista da Liga dos Campeões._

Os primeiros críticos já saíram da toca, mas os elogios de ex-companheiros também. Será o eterno “10” de Madrid o próximo_Guardiola? De grandes futebolistas, foram poucos os que conseguiram triunfar como treinadores.

Cruiff e Beckenbaueer conseguiram liderar no balneário. Mas Di Stéfano, Bobby Charlton, Müller, Blokhin, Keegan, Gullit, Van Basten ou Papin falharam.

jose.capucho@sol.pt