10 homens a evitar em 2016 (continuação)

A Vanessa decidiu evitar 10 tipos de homens em 2016. Depois do chanfrado, do narcisista, do gajo que escreve sms com abreviaturas, a Vanessa quer evitar o misógino, o machista-leninista, o gajo dos carros,o mentiroso e o tipo com a mania das limpezas.

A lista que a Vanessa me entregou sobre os 10 tipos de homem que tenciona evitar em 2016 não ficou completa na semana passada. Ela ficou um bocado irritada comigo, porque achou que eu lhe tinha censurado a lista. É obviamente falso: o espaço aqui desta coluna não chegou. O pessoal que não percebe nada de jornais adora confundir falta de espaço com censura. Muy bien.

– Então puseste a minha incompleta??? Só falaste de cinco dos gajos que se deve evitar! A minha lista tem 10!!!

– Eu sei, mas não cabiam todos.

– No fundo, no fundo, não quiseste pôr lá todos

Não respondi. Há coisas a que não vale a pena responder.

Então vamos ao que interessa (ou ao que não interessa de todo). O roteiro da Vanessa para 2016 passa por evitar todos gajos chanfrados – todos aqueles que se julgam sucessores legítimos de Napoleão Bonaparte; os tipos narcisistas (todos sabemos quem são, o que fazem, etc.); os que escrevem sms com abreviaturas (bjs é o grau zero do afecto; cumps é inaceitável), os tretas (todos conhecemos um molho deles e a conversa nunca varia) e os que inventam desculpas ridículas do estilo “tenho uma reunião do clube desportivo as ‘Avezinhas do Bairro Operário’ e não posso jantar contigo”.

A Vanessa não tenciona pôr a vista em cima em nenhum destes tipos de gajo em 2016. Foi uma promessa de Ano Novo, mais ou menos parecida com aquela de beber sumos detox pela manhã ou de levantar cedo para correr. Mas há mais tipos de homens em que jurou, na meia-noite de 1 de Janeiro, que iria evitar a todo o custo, se Deus lhe der juízo e capacidade analítica (algo me diz que nenhum destes items está preenchido, mas não custa tentar).

Segue o resto da lista de homens a evitar em 2016:

1. O misógino

O misógino odeia mulheres. Por qualquer razão de ordem psicanalítica (gay não assumido, sexualmente frustrado?) o misógino acha que as mulheres são “gajas” que servem para “comer” e eventualmente servir o comer. O misógino acredita sinceramente que as mulheres são um ser inferior, incapaz da maravilhosa cultura masculina da amizade sincera (eehehehe), traidoras por excelência, que se odeiam umas às outras (ahaahaha outra vez) e mais uma quantidade de estereótipos parvos fabricados por uma sociedade onde existem muitos traços de misoginia. Se um misógino odeia mulheres, qualquer mulher deve evitá-lo a todo o custo.

2. O gajo dos carros

O problema nem são os carros. É fixe ter carros giros. O problema é o gajo que faz dos carros uma extensão do seu próprio corpo – mais propriamente da pilinha. Muitos homens altamente competitivos sublimam a coisa nos carros e tornam-se altamente paranóicos. É vê-los no trânsito. Observar no trânsito um homem que faz do carro uma extensão da sua eventual virilidade é condição suficiente para o fazer desaparecer das nossas vidas.

3. O machista-leninista

O gajo é de esquerda, sim. É pela igualdade em tudo, pela eliminação da barreira das classes, etc. O problema é que quando se fala das mulheres esquece-se do “Que fazer” do Vladimir Ilitch. Perante algum capital feminino, é objectivamente um aliado dos capitalistas.

4. O mentiroso

Apanha-se sempre mais depressa que um coxo.

5. O paranóico das limpezas

Quando se entra em casa dele, pede que nos descalcemos. Traz um prato para as migalhas e anda sempre com o mini-aspirador na mão. Tem alergia ao pó e anda sempre com o pano na mão. Quer fazer a cama antes das nove da manhã. É de fugir.