Nesta cidade, os sem-abrigo podem ser guias turísticos

Em Viena, na Áustria, os sem-abrigo são também guias turísticos. Uma maneira de darem a conhecer locais pouco turísticos da cidade, mas também de trabalharem.

Esta iniciativa partiu da start-up Run by Shades Tour Vienna, fundada por Perrine Schober. “O objetivo é alertar para o problema dos sem-abrigo, mas também reduzir o medo e o estigma associados a estas pessoas”, afirmou a empresária, de 32 anos, ao jornal austríaco The Local.

Outro dos intuitos é dar um emprego aos sem-abrigo, que não têm uma morada fixa e que, muitas vezes, têm dificuldade em aceder ao mercado de trabalho.

Durante cerca de duas horas e meia, cada guia dá a conhecer a cidade ao seu grupo através de três ‘locais’: um abrigo noturno, o local onde é distribuída a sopa dos pobres e uma sessão com uma assistente social.

A visita não se foca na história de vida dos guias e estes não são obrigados a partilharem as suas experiências, por uma questão de privacidade, mas podem fazê-lo caso queiram.

Os grupos até dez pessoas têm um custo de 150 euros e o público-alvo são escolas e universidades, empresas, organizações sociais e pessoas ligadas à igreja.

Até ao momento, quatro sem-abrigo aderiram ao projeto e receberam formação para realizarem as visitas. Em Viena, vivem cerca de sete mil sem-abrigo.