Goldenergy multada em 50 mil euros

A ERSE aplicou uma multa de 50 mil euros à Goldenergy por falhas no atendimento comercial, obrigando ainda à adopção de medidas correctivas, segundo o comunicado divulgado.

As medidas a adoptar têm de "assegurar um serviço de atendimento telefónico correctamente dimensionado", segundo o comunicado do regulador da energia.

O regulador lembra que a liberalização do mercado retalhista de energia permite que os consumidores escolham livremente o seu comercializador e que estes possam diferenciar a sua oferta comercial.

A ERSE decidiu ainda adoptar uma medida específica para este comercializador, que  "visa assegurar um serviço de atendimento telefónico por parte daquele comercializador correctamente dimensionado, que permita aos actuais e futuros clientes efectivar o direito à informação sobre o fornecimento que lhes é efectuado".

A Goldenergy passa assim a ser obrigada a prestar informações à ERSE todos os meses, para que seja possível acompanhar a adopção destas medidas. "O conjunto de obrigações termina quando houver a evidência que o nível de serviço do atendimento telefónico comercial do comercializador Goldenergy estiver em níveis próximos do que é assegurado pelos comercializadores de último recurso."