Autor do atentado em Istambul era ‘jihadista’ do Estado Islâmico

O primeiro-ministro turco afirmou, esta terça-feira, que o atentado suicida desta manhã, em Istambul, foi realizado por um jihadista do autoproclamado Estado Islâmico.

Autor do atentado em Istambul era ‘jihadista’ do Estado Islâmico

"Descobrimos que o autor daquele ataque terrorista em Sultanahmet é um estrangeiro membro do Daesh (acrónimo árabe de Estado Islâmico)", disse Ahmet Davutoglu, numa declaração transmitida pela televisão turca, citada pela Lusa.

Numam Kurtulmus, porta-voz do governo, adiantou que o autor do atentado foi identificado como um sírio nascido em 1988, que tinha vindo recentemente da Síria para a Turquia, mas não referiu qualquer nome.

O ataque fez pelo menos 10 mortos. O primeiro-ministro adiantou ainda que todas as vítimas são estrangeiros, sendo que nove são alemães. "Este é um dos exemplos mais bárbaros das ações da organização terrorista Daesh", acrescentou.

Para além das vítimas mortais, 15 pessoas ficaram feridas no atentado na praça de Sultanahmet, no centro histórico de Istambul e junto da Basílica de Santa Sofia e da Mesquita Azul, os dois monumentos mais visitados em Istambul.