Segunda Circular. “Velocidade em hora de ponta vai aumentar”

Presidente da Câmara de Lisboa continua a defender projeto contra as muitas vozes críticas da sociedade.

Fernando Medina está confiante de que as obras na Segunda Circular irão melhorar a circulação na via. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa esteve ontem de manhã no programa “Fórum TSF” para abordar as obras que a autarquia quer fazer na Segunda Circular. Ciente de que quando se decide “avançar” com uma ideia está-se sujeito a críticas, Fernando Medina reforçou a parte positiva da obra.

O autarca afirmou que o objetivo do projeto de requalificação é reduzir substancialmente os casos de para-arranca e entupimentos de trânsito, aumentando o fluxo.

Lembrando que a velocidade máxima autorizada baixará dos 80 para os 60 km/h, Fernando Medina referiu que “com o para–arranca e os acidentes, temos grandes oscilações, às vezes acima dos 80, muitas vezes a zero”, sendo a velocidade média de atravessamento de 45,7 quilómetros/hora. “Com estas medidas, conseguimos ter velocidades muito mais constantes ao longo de todo o trajeto. E conseguiremos que a velocidade média de atravessamento em hora de ponta aumente para os 50 quilómetros/hora em hora de ponta”, atirou.

Pilotos atónitos A Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA) afirmou ontem estar “atónita” por a Câmara de Lisboa não ter ouvido as entidades aeronáuticas sobre os eventuais riscos para a segurança da aviação que o projeto da Segunda Circular pode acarretar.

“Ficámos absolutamente atónitos. Como é que a Câmara de Lisboa pôs em consulta pública uma questão dessas sem consultar pelo menos a ANAC [regulador do setor] e o GPIAA [Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves] e, de seguida, quem pilota os aviões e melhor sabe dos perigos para os aviões, nomeadamente com aves”, criticou o presidente da APPLA, Miguel Silveira.

O presidente do município lisboeta tem desvalorizado as críticas ao projeto da autarquia para a Segunda Circular. Segunda-feira, Medina assegurou que tem havido mais vozes favoráveis do que contra a intervenção. “É ouvir as opiniões das várias pessoas sobre o projeto […] para, com base nessa opinião, podermos adaptar, melhorar e incorporar os contributos que surjam para a melhoria do nosso projeto”, afirmou.

O projeto da Segunda Circular está até à próxima sexta-feira em consulta pública no site da Câmara de Lisboa.