Três surpresas na luta pela Bota de Ouro

Imagine que arranja um tempo livre na sua agenda (não é fácil, nós sabemos) e decide experimentar por curiosidade aquele jogo novo que lhe deram no Natal. Sim, o Football Manager 2016. Por uma vez na vida, pode deixar de ser técnico de bancada para se tornar no cérebro de uma equipa – pelo menos…

Primeiro passo: criar o seu perfil de treinador. Segundo: selecionar a equipa. Terceiro: jogadores. É aqui que surge o maior desafio. E como a ‘melhor defesa é o ataque’, quem escolher para marcar golos? Messi (Bola de Ouro 2015) e Ronaldo (maior goleador da Europa 2014-15)? Parecem ser as respostas mais óbvias. Mas, e se lhe dissermos que não são as melhores soluções?

Ah pois é. É que neste momento quer o internacional português quer o argentino estão na sombra de Jonas, Higuaín e Aubameyang. O quêêê? Os três avançados que ocupam neste momento a liderança da hierarquia da Bota de Ouro 2015/16, aplicando o coeficiente das respetivas ligas (36 pontos).

Apesar do troféu ser quase uma luta exclusiva entre os dois maiores rivais nos últimos sete anos (4 vitórias para Ronaldo e 3 para Messi), nunca o prémio para o melhor marcador dos campeonatos europeus foi tão concorrido – La Pulga nem aparece na classificação (9 golos e 18 pontos). E com os ‘patrões’ fora, deu-se a revolta dos operários da bola.

Com mais golos, mas menos pontos, Alex teixeira e Nikoli surgem na perseguição ao trio da frente, mas sofrem com a penalização de jogarem na liga ucraniana e polaca. Numa lista recheada de surpresas e que não inclui jogadores do United, Chelsea, Barcelona, Liverpool ou PSG, é Jonas quem ganha protagonismo na corrida à Bota de Ouro.

O melhor marcador da Liga portuguesa, aquele que mais contribuiu para os 405 golos apontados na 1.ª volta – um novo máximo no Século XXI –, tem cinco golos apontados nos últimos dois jogos e dobra o campeonato com 18 golos em 17 jogos. Melhor só há 14 anos, quando o mítico Jardel festejou 19 pelo Sporting.

O avançado do Benfica, de 31 anos, só precisa de 75 minutos (em média) para marcar e se manter esta cadência deverá terminar a época com mais de 30 golos. Será suficiente para destronar Messi ou Ronaldo? Que role a bola.

Goleadores

Gonzalo Higuaín
Nápoles

É o maior artilheiro da Série A com 18 tiros certeiros em 19 jogos. Marca um golo a cada 89 minutos e é uma das principais armas da equipa mais concretizadora em Itália (38 golos marcados).

Pierre Aubameyang
Borussia Dortmund

Festeja com máscaras de super-herói e está de pé quente (18 golos). Na Bundesliga, não há ninguém como ele, nem Lewandowski (15) nem Müller (14). Conhecido como ‘AubameBolt’, pela rapidez, bate os guarda-redes adversários a cada 83 minutos.

Alex Teixeira
Shakhtar Donetsk

Aos 26 anos, o brasileiro é o craque lá do sítio na Ucrânia. O registo goleador assusta qualquer defesa: 22 golos em 1350 minutos (1,47/ jogo). O Chelsea está disposto a perder a cabeça e oferece mais de 40 milhões para o contratar

hugo.alegre@ionline.pt