Há um teste que lhe pode dizer quando vai morrer

Descobrir quando é que vai morrer pode ser mais simples do que pensa. Uma equipa de médicos da Johns Hopkins University desenvolveu uma fórmula que estima o risco de morte de uma pessoa na próxima década através de uma análise à sua performance numa passadeira. 

Os investigadores analisaram mais de 58 mil testes de fitness em Detroit (EUA) e depois viram quantas destas pessoas morreram nos dez anos seguintes.O teste verifica factores como picos cardíacos durante o exercício físico na passadeira consoante a velocidade e altitude da mesma.

Descobriram ainda que se se medir o batimento cardíaco quando a pessoa está na passadeira, pode descobrir-se qual o seu risco de morte e defendem que é um teste muito mais fiável do que analisar factores de risco como a história familiar, explica o Metro.

Por exemplo, uma mulher de 45 anos que esteja em má forma física tem 38% de probabilidade de morrer nos próximos dez anos do que uma mulher da mesma idade e em forma (tem apenas 2%).

“A ideia de que estar em boa forma baixa o risco de morte não é novidade, mas queríamos quantificar o risco consoante a idade, género e forma física e fazer isso com uma simples equação que apenas requer os testes de stress normais”, afirma Haitham Ahmed, o líder desta investigação.