Sondagem (quase) tira fôlego a Nuno Melo

Na entrevista que deu à RTP antes de desfazer o tabu, na quarta-feira, Nuno Melo referiu-se à sondagem da Aximage para o Correio da Manhã e Jornal de Negócios, sobre as preferências dos portugueses quanto aos nomes apontados como potenciais candidatos à sucessão de Paulo Portas. 

E admitiu que, face aos resultados do estudo, Cristas estaria em condições de manter o estado de graça na comunicação social por muito mais tempo. 

A sondagem foi conhecida no dia 8, enquanto decorriam as conversações entre Cristas e Melo. E foi demolidora para o eurodeputado: 41,8% dos inquiridos disseram preferir a ex-ministra da Agricultura a liderar o CDS e apenas 31,5% indicaram Nuno Melo. Mesmo entre os eleitores do CDS, Cristas levou vantagem:51,3% disseram preferir a agora candidata assumida a líder do partido e apenas 27,5% ‘votaram’ em Melo.

Só entre os eleitores do PSD o eurodeputado conseguiu uma ligeira vantagem sobre Cristas: 43,4% contra 41,1%. Até entre os eleitores da CDU, a ex-ministra reuniu mais preferências (46,1% contra 24,7%).