Ministro da Economia vai a Davos em plena ‘revolta’ de investidores internacionais

O ministro da Economia vai deslocar-se à Suíça esta semana para participar no Fórum anual de Davos, num momento em que os investidores internacionais estão a dar sinais de insegurança com a solução desenhada pelo Banco de Portugal para recapitalizar o Novo Banco, que implicou perdas para os obrigacionistas seniores.

Fonte do Ministério da Economia indicou que Manuel Caldeira Cabral irá estar no encontro de Davos, tal como o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos. O Fórum Económico Mundial realiza-se entre 20 e 23 de janeiro e é um dos encontros empresariais e económicos mais importantes do ano, onde milhares de gestores, governantes e organizações internacionais debatem temas da atualidade e têm encontros bilaterais.

O tema deste ano é “Dominar a quarta Revolução Industrial” e os governantes portugueses deverão aproveitar para apresentar as medidas económicas previstas pelo governo PS, num momento em que o país está sob foco nos mercados internacionais, devido à solução adotada para recapitalizar o Novo Banco.

Para reforçar os rácios de capital do Novo Banco, o Banco de Portugal transferiu cinco obrigações seniores do Novo Banco para o BES, o que implicou perdas para grandes investidores internacionais, como os fundos de investimento BlackRock e Pimco.

Segundo escreve hoje o Financial Times, a decisão em Portugal está a gerar insegurança nos investidores das principais praças financeiras do mundo, devido ao risco de novas perdas com bancos em dificuldades na periferia europeia. A Itália é um dos casos referidos na reportagem, com as ações dos bancos em queda.