Doente dado como curado do VIH vai estar em Portugal

Timothy Ray Brown, o único doente que até hoje foi dado como curado da infeção por VIH, vai estar primeira vez em Portugal.

A presença do Doente de Berlim, irá ocorrer no âmbito das 10as Jornadas de Atualização em Doenças Infeciosas do Hospital de Curry Cabral, que irão decorrer nos dias 28 e 29 Janeiro, no Auditório da Caixa Geral de Depósitos (Culturgest).

Organizadas pelo Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital de Curry Cabral-CHLC e pela Associação de Estudos, Núcleo e Grupo de Doenças Infecciosas de Lisboa (NUGEDIL), as jornadas vão contar com a participação de centenas de médicos e outros profissionais de saúde de vários países, "que estão na primeira linha da luta contra as infeções".

O evento irá ter ainda a presença do médico norte-americano, Craig Spencer, que foi simultaneamente doente infetado por vírus Ébola e médico na África Ocidental, tendo sido tratado nos EUA e que irá partilhar a sua experiência.

Do Programa Científico das 10ªs jornadas constam temas como febre e neutropénia, doença por vírus Ébola, doenças médicas emergentes, infecção por VIH, actualização em terapêutica anti-fúngica, hepatite C, Chikungunya, tuberculose infantil, entre outros.