Estado espanhol quer pena de 22 meses de prisão para Messi

Lionel Messi e o seu pai, Jorge Horacio Messi, vão ser julgados por três crimes fraude fiscal na Audiência de Barcelona, informou nesta quarta-feira o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha.

Messi, vencedor da Bola de Ouro este ano, e o seu pai terão de responder perante o juiz do tribunal de Barcelona, entre 31 de maio e 3 de junho, pelo desvio de 4,1 milhões de euros da autoridade tributária espanhola.

O Ministério Público, que pretende ver Jorge Messi condenado a 18 meses de prisão, pediu o arquivamento do processo contra o jogador por considerar que não teve conhecimento da fraude, mas os representantes do Estado espanhol mantiveram a acusação, pedindo um pena de 22 meses e 15 dias de prisão para cada. 

E acredita que o jogador evitou pagar impostos "de forma consciente e voluntária", segundo o auto da acusação. 

Graças a um exercício de engenharia fiscal, com transferências cruzadas entre companhias uruguaias, britânicas e suíças, Messi terá conseguido ocultar ao fisco espanhol 10,1 milhões de euros que ganhou em três anos com os contratos publicitários com marcas como Adidas, Pepsi, Banc Sabadell, Telefónica, Air Europa, Danone ou Konami.

A 10 de junho de 2015, o tribunal de Barcelona decidiu manter Messi indiciado dos crimes de fraude fiscal, que foram assumidos perante o juiz de instrução pelo pai e representante do jogador do clube catalão.

Dois meses depois de ter sido indiciado, Messi entregou cinco milhões de euros à autoridade tributária com o propósito de ressarcir o fisco espanhol do dinheiro que, alegadamente, deveria ter sido entregue e não foi, referente ao período entre 2007 e 2009.