Sociedade

TVI ganhou nas audiências da noite eleitoral

A cobertura da noite da eleição Presidencial é um momento televisivo com grande audiência. As televisões preparam diretos, debates em estúdios, soluções gráficas para apresentar os resultados das sondagens seguindo, grosso modo, a mesma linha. Uma cara forte de cada canal conduz a emissão; em cada sede de candidatura um jornalista assegura as reações e um painel de comentadores vai opinando sobre a evolução dos números. Mas, apesar das semelhanças na forma de apresentar os conteúdos, as audiências mostram discrepâncias relevantes.


Ontem, a noite eleitoral da TVI - conduzida por Judite de Sousa, José Alberto Carvalho e Pedro Pinto  - foi o programa mais visto do dia com uma percentagem de rating de 13,7%. As preferências dos portugueses na hora de escolher o canal através do qual conheceriam o novo Presidente da República recaíram, em segundo lugar, para emissão da RTP1 (10,8 % de rating) , liderada por José Rodrigues dos Santos mas com os jornalistas José Adelino Faria e Carlos Daniel em estúdio. Na tabela geral, esta emissão ficou, contudo, em terceiro lugar: o segundo programa mais visto do dia foi a a gala do reality show "A Quinta: o desafio".

O terceiro e último classificado, falando apenas da cobertura dos resultados eleitorais,  foi mesmo a estação de Carnaxide. A emissão Presidenciais 2016 da SIC foi o oitavo programa mais visto do dia com 7,6% de rating. Viu passar à frente até a emissão do Primeiro Jornal que, apesar de transmitido à hora de almoço, trouxe melhores resultados à estação, tendo sido o quinto programa mais visto do dia. 

 

 

Os comentários estão desactivados.