Urina de vaca é mais eficaz que pesticidas

Tem efeito inseticida e não coloca em risco a saúde do consumidor

Numa era em que o bio, o ecológico e o natural falam mais alto, pensar em fruta e legumes com pesticidas parece coisa de outros tempos. E desengane-se quem pense que são essenciais para criar um terreno fértil ou, pelo menos, há já quem apresente soluções mais próximas do que é natural. Foi o caso de um grupo de investigadores da Universidade de Vila Real que descobriu que a urina de gado pode ser um dos melhores fertilizantes de solos agrícolas, até porque “é rico em nutrientes e tem um efeito inseticida e fungicida”, explicam em comunicado.

Os investigadores vão mais longe e garantem que a utilização deste fertilizante orgânico tem “resultados superiores” aos fertilizantes comerciais, enumerando algumas das vantagens: é rico em nutrientes essenciais às plantas, não revela fitotoxicidade (quando utilizado em dosagens corretas), tem baixo custo de aquisição e efeito rápido, além de ser inseticida e fungicida, constituindo-se assim como uma alternativa aos fitofármacos.

Para o estudo, os investigadores criaram três ensaios em que se testaram oito tratamentos em tabuleiros individuais, um dos quais utilizando apenas água, outro fertilizante químico comercial e nos restantes concentrações distintas de urina de vaca em água. “Estes ensaios, acompanhados ao longo de 27 dias, permitiram concluir que as elevadas concentrações de urina de vaca produzem um efeito inibidor, não permitindo uma boa taxa de germinação da semente. Contudo, a utilização da mesma matéria-prima com baixas concentrações permitiu fertilizar o material vegetal com resultados superiores ao fertilizante comercial”, determinou o estudo.