EUA põem Cabo Verde na lista de países de risco do vírus zika

Cabo Verde acaba de ser incluído na lista de países para onde as mulheres americanas, sobretudo grávidas, não devem viajar devido ao risco de surtos do vírus zika. Segundo noticia o jornal África 21 Digital , a lista e a decisão são do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

EUA põem Cabo Verde na lista de países de risco do vírus zika

Cabo Verde registou, até dezembro passado, cerca de cinco mil casos do vírus zika com principal incidência nas ilhas de Santiago (a mais afetada), Maio e Fogo. Estes dados foram apresentados pela ministra da Saúde, Cristina Fontes Lima. Este ano, para já, ainda não foi revelado o surgimento de algum caso no arquipélago.

Além de Cabo Verde, constam da lista americana países como Barbados, Bolívia, Brasil, Colômbia, El Salvador, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Porto Rico, Panamá, Paraguai e Venezuela.

Nos últimos dias, as autoridades norte-americanas já registaram três casos confirmados de vírus zika em território nacional. O CDC alerta que "as áreas específicas em que a transmissão do vírus zika ocorre são muitas vezes difíceis de determinar e suscetíveis de mudanças ao longo do tempo" pelo que se recomenda especial precaução nas viagens a estes países. Isto porque a melhor forma de evitar ser contaminado pelo vírus é, pura e simplesmente, não viajar para os países onde existem os mosquitos portadores e disseminadores da doença.