O que não fazer depois das 15h00

Há pessoas que são mais produtivas de manhã e outras ‘dão o litro’ à noite. Mas o que é feito do período da tarde? Por incrível que pareça, é nesta altura do dia que cometemos mais erros…

Por exemplo, um estudo da Universidade de Harvard (em parceria com a Universidade de Utah) concluiu que os trabalhadores mentem e ‘desleixam-se’ mais a seguir ao almoço. De acordo com os investigadores, citados pelo site da apresentadora Oprah Winfrey, nós só temos um tempo limitado para nos concentrarmos e ‘portarmo-nos bem’. A partir desse limite, as pessoas começam a cair na tentação de fazerem o que sabem que está errado. Isto porque muito do trabalho que há a fazer tem que ficar concluído e, com o cansaço acumulado, os funcionários tentam arranjar formas de o despachar de uma forma rápida e eficaz. A solução passa por tentar organizar melhor as suas tarefas, deixar as coisas mais fáceis para depois do almoço e tentar despachar as mais difíceis logo de manhã.

Para além disso, a maioria dos trabalhadores costuma ficar várias horas dentro do mesmo espaço depois da hora de almoço. Depois de várias horas rodeada por dióxido de carbono (costuma haver grandes concentrações de CO2 nos escritórios), os funcionários começam a sentir-se cansados e desconcentrados, explica um estudo da Lawrence Berkeley National Lab, da Universidade de Nova Iorque. Assim sendo, vá de vez em quando à rua respirar um pouco de ar puro. Aproveita para ‘esticar as pernas’ e fortalecer o seu cérebro.

Outro dos problemas surge quando começamos a tentar combater o cansaço com bebidas energéticas. A seguir ao almoço os trabalhadores têm tendência para irem um bocadinho a baixo. A solução encontrada por muito é ingerir bebidas com cafeína que os ajudam a ‘espevitar’. A Universidade do Michigan  descobriu que o consumo destas bebidas a partir da tarde pode trazer graves problemas para a saúde caso se consuma álcool umas horas depois (mesmo que seja já numa discoteca a altas horas da manhã). Isto porque o efeito das mesmas prolonga-se bem para lá da hora a que foram consumidas. O melhor é recorrer a outro métodos para se manter acordado. Durma como deve ser e alimente-se bem. Só estes dois passos farão uma grande diferença. 

joana.alves@sol.pt