O Bloco de Esquerda não vai durar

O Bloco de Esquerda não escondeu a satisfação pelos resultados eleitorais de domingo passado – fazendo-nos acreditar que, apesar de tudo o que dissera na campanha, afinal não via mal nenhum na eleição de Marcelo Rebelo de Sousa, e na derrota da esquerda. Bastou-lhe o prazer de ficar em 3º lugar, à frente de Maria…

E ainda impantes de tanta vitória, falam na certeza de maiores crescimentos futuros. Crescimentos que não são augurados apenas pelos últimos resultados eleitorais (sobretudo nas legislativas, mas também um tanto nas presidenciais), como no facto de partidos semelhantes terem conseguido votações mais altas em países como Espanha (PODEMIOS) ou Grécia (SYRIZA).

No entanto, a mim parece-me que se trata de uma moda de pouca dura, de um pessoal inconsciente, que só olha para o umbigo, e se satisfaz com vitórias piriricas do Partido e derrotas da esquerda a que diz pertencer. Esta satisfaçãozinha que os dirigentes não disfarçam éimpossível satisfazer as bases que querem políticas realmente de esquerda. Mas veremos, cá fico à espera de ver.