Os melhores exercícios físicos para cada tipo de corpo

Não há uma única receita para um corpo perfeito. Nem há sequer um conceito único de corpo perfeito. Tudo depende do seu peso, tamanho e metabolismo.

Genericamente, todos podemos ser ‘encaixados’ em três categorias. A partir daí, existem três perfis de trabalho físico a realizar em casa, na rua e no ginásio. A BBC reúne alguns conselhos universais, e indica também que tipo em que tipo de desportos poderá destacar-se. Fica só um aviso prévio: cada caso é um caso, mesmo dentro de cada categoria.

Ectomorfos

São as pessoas mais altas e magras, com membros compridos e tendência a andarem curvadas. E, geralmente, com uma maior dificuldade em ganhar massa magra – músculo.

Por isso, se o objectivo é meramente estético, não vale a pena apostar nos exercícios aeróbicos, ou então continuará a emagrecer e a perder músculo. É melhor concentrar-se no treino muscular dos grandes grupos, num bom ginásio, seja com pesos livres ou com máquinas.

Já se quiser ganhar medalhas e ser o herói lá de casa, e não se importar de ser ‘magricelas’, aposte nas corridas de fundo. O seu tipo de corpo é o ideal para provas de grande resistência como a maratona.

Pesos (e muita persistência) são a solução para os mais magros ganharem músculo.

Endomorfos

Baixinhos e redondinhos, com um metabolismo lento que facilita a acumulação de gordura. Mas também com maior facilidade em ganhar músculo – se trabalharem para esse objectivo.

Recomenda-se trabalho aeróbico, inicialmente, e progressivamente algum trabalho anaeróbico. É importante que se aposte em exercícios dinâmicos de intervalo curto, como o popular crossfit.

O maior obstáculo para este tipo de pessoas está na própria mente, consideram os especialistas. São tendencialmente os que desistem mais facilmente e os que ficam desanimados perante um obstáculo ou a ausência de resultados rápidos. O truque é ter paciência e continuar a treinar.

Quanto às vantagens, os endomorfos são os melhores em provas de força, potência e equilíbrio como a luta e o levantamento de pesos.

As aulas de crossfit são um bom método para os mais gordinhos queimarem gordura e ganharem massa magra

Mesomorfos

Estão no meio da escala, e por isso são também os mais sortudos, geneticamente falando. Têm um bom metabolismo, mas também têm facilidade em ganhar músculo. E são relativamente mais habilidosos que os demais. Mas há que trabalhar para aproveitar essa vantagem.

O ideal para os mesomorfos são os exercícios alternados de incremento da massa magra (pesos, máquinas) e aeróbicos (tudo o que implique correr, mexer).

Já as modalidades desportivas para que os mesomorfos têm maior ‘queda’ são o ténis, o futebol, o remo ou triatlo. 

O ténis é um óptimo desporto para os mesomorfos, que se destacarão naturalmente na modalidade.