Comissão Europeia pede mais medidas a Portugal

O comissário europeu responsável pelo euro considerou hoje que o governo português tem de tomar mais “medidas adicionais” de contenção orçamental em 2016. Numa conferência de imprensa depois de uma reunião do colégio de comissários, Valdis Dombrovskis indicou que o esboço orçamental enviado por Lisboa é insuficiente e que as negociações vão decorrer até sexta-feira.

A reunião de hoje do colégio de comissario discutiu a proposta inicial para o OE2016, que o governo enviou para Bruxelas há semana e meia. Entretanto tem havido negociações entre Bruxelas e Lisboa, mas Dombrovskis indicou que os planos apresentados pelo governo de António Costa são ainda insuficientes para estar de acordo com as regras europeias no que diz respeito ao défice estrutural.

“Ainda não há progressos suficientes“, frisou o comissário, acrescentando que o prazo para terminar as negociações só acaba na sexta-feira. Nessa altura, a Comissão decidirá se aprova o projecto orçamental ou se dá um parecer negativo, obrigando o governo português a reformular a proposta.

joao.madeira@sol.pt