Marcelo e a Economia

Tenho lido com insistência alguns comentadores muito ignorantes, ou talvez demasiado novos para saberem algumas coisas, dizerem que o Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, não sabe de Economia nem de Finanças. No entanto, parece-me que sabe.

Para quem não seja desse tempo, informo que conheci Marcelo como meu professor de Economia, na Faculdade de Direito de Lisboa. Talvez ele não se lembre de mim aí, conheci-o depois pessoalmente através de um amigo, a casa de quem ele ia. 
De qualquer maneira, era nessa altura assistente do prof. Pedro Soares Martinez, que poderá não ser uma grande referência na matéria, mas tinha cátedra de Economia na Faculdade de Direito de Lisboa, de que foi mesmo diretor. Mais tarde, consta que Marcelo voltou a leccionar economia (e finanças públicas, e fiscal no arranque da Faculdade de Direito Universidade Nova de Lisboa, penso que dirigida pelo prof. Freitas do Amaral))
De resto, suponho ter sido dentro da cátedra de Martinez, com assistentes ou auxiliares, que fiz também as cadeiras de Fiscal e Finanças Públicas. Tudo áreas que Marcelo deveria então tocar razoavelmente – embora acredite que não se tenha atualizado tanto nelas como nas políticas, e sobretudo no seu querido Direito Constitucional – que seguramente faz mais falta em Belém do que a Economia, como se comprovou nos últimos anos.
Mas daí a considerar Marcelo Rebelo de Sousa um completo outsider em Economia irá uma grande distância, penso eu. Houve até uma altura em que se considerava preferível ser gente de Direito a tratar de Economia, do que os economistas muito mais cheios de preconceitos e erros de cálculo. Salazar, por exemplo, era professor de Economia em Coimbra, mas de Direito (acredito queisto não será para o novo Presidente um elogio, mas funciona como exemplo).