Função Pública vai ter tolerância de ponto no Carnaval

Costa prometeu em 2015 que iria devolver este dia aos portugueses. Questão foi discutida hoje.

O conselho de Ministros de hoje discutiu hoje a possiblidade de dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval. O primeiro-ministro deverá emitir um despacho entre hoje e amanhã com a dar folga aos funcionários públicos.

Os anos mudam, mas a pergunta mantém-se. Afinal, o Carnaval vai ou não ter tolerância de ponto? Este ano, a resposta a esta questão tinha tudo para ser positiva.

Além de ser uma luta dos partidos de esquerda, António Costa prometeu no ano passado que, se chegasse a primeiro-ministro, ia devolver a terça-feira de Carnaval aos portugueses.

O governo não concede tolerância de ponto aos funcionários públicos no Carnaval desde 2012 – uma posição diferente da que as autarquias assumiram por conta própria: a grande maioria dos 308 municípios continuou a dispensar os seus funcionários na terça-feira de Carnaval.

A 17 de fevereiro de 2015, durante uma visita ao Carnaval de Torres Vedras, Costa fez saber que esta altura é “importante para a economia”: “É urgente retomar a liberdade de podermos voltar a festejar o Carnaval.”

O agora primeiro-ministro já tinha assumido esta posição enquanto presidente da Câmara de Lisboa, altura em que deu tolerância de ponto aos funcionários da autarquia.

Aprovada a reposição dos quatro feriados que foram retirados em 2012, o Partido Os Verdes também insiste que o Carnaval deve ser feriado e relembra as palavras de António Costa sobre a importância deste dia para a economia dos país. No início deste ano, o deputado José Luís Ferreira recordou que nos últimos anos se registaram vários problemas por não haver tolerância de ponto, nomeadamente com “tribunais que não marcaram diligências para esse dia”.