Destino de Assange nas mãos da ONU

Julian Assange diz que aceita ser  preso pela polícia inglesa se as Nações Unidas amanhã decidirem contra ele. No entanto, segundo a BBC, o grupo irá decidir a favor do fundador do WikiLeaks considerando que este tem razão quando alega que foi “detido arbitrariamente” e que a sua estadia de mais de três anos na embaixada do…

Destino de Assange nas mãos da ONU

Na conta da organização no Twitter, Assange afirma que espera ser libertado se tal acontecer. “Se eu ganhar e for decidido que os estados em questão agiram ilegalmente, espero a imediata devolução do meu passaporte e que não haja novas tentativas para me prender”.Partirá para o Equador, disse um dos seus advogados à Newsweek.

Apesar de não ter vínculo jurídico, a deliberação do painel da ONU que analisa a sua situação pode influenciar o processo que lhe foi movido pelas autoridades suecas.

Há cerca de três anos e meio que  Julian Assange está voluntariamente ‘detido’ na embaixada do Equador em Londres, até Outubro vigiada 24 horas por dia pela polícia. Escolheu recolher-se na embaixada para evitar a extradição para a Suécia, onde duas antigas colaboradoras o acusam de abuso sexual, com receio que posteriormente fosse enviado para os EUA para ser julgado pelas fugas de informação que promoveu.

teresa.oliveira@sol.pt