Eduardo Lourenço convidado por Marcelo para Conselho de Estado

   

Eduardo Lourenço será um dos cinco conselheiros de Estado escolhidos pelo Presidente da República. O convite, aceite pelo escritor e ensaísta, foi revelado pelo próprio Eduardo Lourenço à TSF.

"Já tinha tido uma indicação de Marcelo Rebelo de Sousa… em tempos. Ele falou-me disso, mas considerei que era um gesto de simpatia. Não me lembrei mais disso e agora fico reconhecido pela sua memória absoluta. Fiquei muito surpreendido, porque sendo uma pessoa preocupada com a política, não sou político", disse à rádio Eduardo Lourenço, que recebeu com surpresa um telefonema de Marcelo no início da semana.

 "Ele disse-me que gostaria de contar comigo e com outras pessoas que serão nomeadas para essa função, que é uma função de aconselhamento ao mais alto nível nas funções do Estado e do nosso Presidente", afirmou o escritor.

 Lourenço é o primeiro dos nomes escolhidos por Marcelo para o Conselho de Estado a ser conhecido e juntar-se-á nesse órgão aos membros escolhidos pela Assembleia da República, Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE) e Domingos Abrantes (PCP), Francisco Pinto Balsemão (PSD) e Adriano Moreira (CDS).

 No órgão, que Rebelo de Sousa já disse querer reunir mais vezes do que os seus antecessores, têm também lugar os ex-Presidentes da República, assim como primeiro-ministro, o presidente da Assembleia da República, os presidentes das regiões autónomas dos Açores e Madeira, o presidente do Tribunal Constitucional e o Provedor de Justiça.