Saiba quais são os ataques com mais golos na Europa

São dois tridentes espanhóis que mandam nas 5 principais ligas de futebol: Suarez, Messi e Neymar do_Barcelona (47 golos) e Benzema, Ronaldo e Bale do Real (50 golos). Em Portugal é o Benfica, com Jonas, Pizzi e Mitroglou (35 golos).

Al tridente há muitos mais golos nas cinco principais ligas europeias de futebol. Mas é na vizinha Espanha que o ataque triplo é mais letal. Benzema, Bale e Ronaldo (BBC) fizeram até agora 50 dos 64 golos que o Real Madrid tem na liga espanhola. No Barcelona, Messi, Suárez e Neymar (MSN) têm, em conjunto, 47 dos 54 golos. Estes dois tridentes juntos já fizeram mais golos que 92 das 98 equipas das cinco grandes ligas da Europa – Itália, Inglaterra, França, Espanha e Alemanha.

Por cá é o Benfica que detém a veia goleadora, graças a Jonas (21 golos, só atrás de Higuaín e Alex Teixeira na lista de melhores marcadores europeus), Mitroglou (8 golos) e Pizzi (6 golos). Somam os três 35 dos 54 golos da equipa com melhor ataque da nossa liga. Ficam em sexto lugar naqueles que são os melhores tridentes actualmente – BBC, MSN, ICD (Ibrahimovic, Cavani, Di Maria) do Paris Saint German, ARM (Aubameyang, Reus, Mkhitaryan) do Borussia de Dortmund e LMR (Lewandowski, Muller e Robben) do Bayern Munique. Não é, portanto, só uma questão de siglas.

Apesar de muitos não considerarem a liga NOS uma das melhores do mundo, a verdade é que o Benfica, neste momento, é o quarto melhor ataque – ao lado do Barcelona – com 54 golos. Aqui é o Real Madrid, com 64, no topo da lista. Mas o segundo classificado vem de França, O PSG, com menos três golos – Ibrahimovic tem 20. Nos cinco primeiros, o último, é o actual segundo classificado do campeonato alemão, o Borussia de Dortmund com 52 golos.

O tridente liderado por Rui Vitória, que segue a dois pontos do líder Sporting, consegue mesmo ter mais golos do que 77 das tais 98 equipas. Este é um dado que pode levar os analistas a começar a integrar o futebol português nas estatísticas. Até porque Sporting (43 golos) e Porto  (40 golos), ficam na 10ª e  14ª posição nessa classificação das cinco ligas de topo.

jose.capucho@sol.pt