Aumentos de lucros dos Bancos às cegas

A propósito do aumento dos lucros do BCP – mas poderia ser de qualquer outro Banco – vi por aí muita imprensa entrar em delírio de satisfação. Sem sequer cuidar de saber como foram conseguidos esses lucros, ou como os Bancos podem ser uns harmónios que passam meteoricamente de lucros a prejuízos e vice-versa com…

Não conviria saber se os Bancos estarão a enfiar comissões à doida, sobre qualquer cidadão desprevenido e obrigado a ter lá conta? Não convinha saber se fazemisso a cidadãos de quem usam o dinheiro para ganhar mais eles próprios, os Bancos, com empréstimos de que os donos do dinheiro nada lucram (só os Bancos e os seus gestores)? Não temos saudades dos tempos em que os Bancos remuneravam o dinheiro dos depositantes, porque depois o negócio deles é ganhar mais dinheiro com esse dinheiro? Não vertemos uma lágrima pelo excelente serviço bancário que Jardim Gonçalves impôs em Portugal (e já lá vai) – quando nenhum Banco espanhol se aproximava sequer de qualquer outro português? E não achamos estranho que os Bancos espanhóis, com o seu serviço igualmente mau de sempre (em comparação com o melhor que já tivemos, evidentemente), já estejam a controlar os Bancos portugueses, com um serviço também repentinamente desagradável e caro? Não achamos estranho ter até de pagar cartões de Multibanco, só para levantar dinheiro e dar menos trabalho aos Bancos?

Eu gostaria muito que alguém controlasse os Bancos e a forma como passam rapidamente deprejuízos a lucros. Eu gostaria muito de que não nos limitássemos a rejubilar com o lucro dos Bancos, sem querer saber como ele é gerado. Eu gostaria muito de coisas para que ainda por cima esta imprensa económica, toda feita de economistas à pressão e relativamente incapazes (aparentemente ainda mais incapazes do que os outros, que conseguiram ir para a gestão das empresas, amassar fortunas), nada aponta para que se faça.

Enfim, ficámos com um dos vídeos de 2 minutos e 59 segundos do Expresso online, a dar uma explicação de como os bancos destruíram 40 mil milhões de euros. Mas era só para perceber melhor os 171,5 milhões de prejuízos declarados pela CGD. Serão piores do que os lucros repentinos do BCP?