O que o esperma diz sobre a saúde de um homem

O estado de saúde de um homem está intimamente relacionado com a qualidade do seu esperma, revela um estudo feito na Stanford University School of Medicine.

Segundo a mesma investigação, problemas de fertilidade estão ligados a questões relacionadas com a pressão arterial e disfunções hormonais, lê-se no Daily Mail.

De acordo com os mesmos médicos, os homens que possuem problemas de fertilidade, morrem mais cedo e têm uma maior probabilidade de perder a vida devido a problemas cardíacos.

O estudo examinou os registos médicos de 9387 homens, com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos. Foi também analisado o esperma dos mesmos. Em metade dos casos em que foram detectados problemas de fertilidade, foram também diagnosticados problemas no esperma. 

Metade dos homens analisados tinha, para além de problemas relacionados com a fertilidade, outras doenças – a maioria relacionadas com o sistema circulatório.

“Quando tratamos questões relacionadas com a fertilidade, devemos também procurar outros problemas de saúde”, conclui o professor Michael Eisenberg, um dos médicos envolvidos na investigação.