PSD aponta seis pontos positivos ao Orçamento de Centeno

São muitas e duras as críticas feitas pelo PSD ao Orçamento do Estado, que tem sido apelidado à direita de “irrealista” e acusado de aumentar ainda mais a carga fiscal. Mas isso não impede os sociais democratas de ver o lado positivo do documento.

PSD aponta seis pontos positivos ao Orçamento de Centeno

Esta quarta-feira, o deputado Duarte Pacheco elencou seis pontos positivos no documento elaborado por Mário Centeno. Mesmo fazendo alguns reparos em relação a alguns destes aspectos, Duarte Pacheco considerou que algumas das políticas do Governo de António Costa vão no sentido do que estava a ser feito por Passos e Portas.

A consolidação orçamental surge à cabeça destas notas positivas dadas pelo PSD, que aplaude também a continuação do "combate à fraude fiscal".

"A vontade de prosseguir as renegociações das PPP" é também alvo de elogio do deputado do PSD, que fez questão de lembrar que essas Parcerias Público Privadas se iniciaram no Governo Sócrates e começaram a ser reavaliadas pelo Governo de Passos.

"Manter as portagens nas ex SCUT" era visto como "inevitável" pelo Governo PSD/CDS e é, por isso, uma medida elogiada por Duarte Pacheco.

Duarte Pacheco também gostou de ver Costa "subscrever a sustentabilidade da dívida pública" como objectivo. E saudou a política de continuação de "pagamentos antecipados ao FMI", mesmo alertando para o facto de os juros estarem a subir e de isso poder ter impactos nesta decisão.

Os pontos positivos não impedem, contudo, os sociais-democratas de atacar o OE, que acusam de "inconsistência" e no qual entendem haver ainda "valores por explicar".

Um desses valores é a redução de 60 milhões de euros prevista no subsidio de doença. "As pessoas vão ficar menos doentes?", ironizou Duarte Pacheco, que considera este OE "uma manta de retalhos", com um "elevado risco de incumprimento" que "não há marketing que possa escamotear".