Deputados indisciplinados na Comissão de Finanças

Foi difícil manter a ordem na apresentação do Orçamento do Estado para 2016 esta quarta-feira de manhã na Comissão de Finanças.

Com apartes constantes, interrupções repetidas e muito barulho na sala onde se ouvia o ministro das Finanças Mário Centeno, foi preciso a presidente da Comissão Teresa Leal Coelho intervir várias vezes para acalmar os ânimos.

"É contabilidade à Centeno. É um grande multiplicador", reagia o deputado do PSD António Leitão Amaro, quando Centeno dizia não pretender gastar "mais de meio minuto com o passado", quando já há minutos atacava as alegadas incongruências da direita sobre a política orçamental.

Foi o primeiro momento de vários de desestabilização dos trabalhos, com o ministro a ser interrompido por várias vezes.

Mas não foi o único a ser interrompido. Mariana Mortágua chegou mesmo a parar de falar, depois de ser interpelada por várias vezes durante a sua intervenção pelo deputado do PSD Cristóvão Crespo. "Não tenho pressa nenhuma", disse a bloquista, recusando-se a prosseguir enquanto o silêncio não voltou à sala.

Mais tarde, foi a vez de a deputada Cecília Meireles do CDS se queixar de algumas palavras usadas, com Teresa Leal Coelho a apelar a algum cuidado na utilização de palavras "pouco precisas" como "mentira" ou "direita".

margarida.davim@sol.pt