Santander Totta vai aumentar capital

O período de subscrição para o novo aumento de capital do Santander Totta decorrerá entre os dias 3 e 17 de março, de acordo com a proposta que será levada à assembleia geral extraordinária de 29 de fevereiro. A proposta foi divulgada hoje em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

De acordo com o documento, "o período de subscrição deverá ocorrer entre as 08:30 do dia 03 de março de 2016 e as 15:00 do dia 17 de março de 2016, inclusive, data em que se verificará a liquidação financeira, salvo se o período de subscrição for adiado pelo Conselho de Administração".

As ações a emitir são oferecidas à subscrição exclusiva dos acionistas no exercício do seu direito de preferência, sendo rateadas na proporção das respetivas participações sociais se as ordens de subscrição excederem a oferta, refere o Santander Totta.

Os acionistas têm direito a subscrever o número de novas ações que resulte da aplicação do fator 0,31366551275 ao número de ações detidas, com arredondamento por defeito, acrescenta.

"As ações inicialmente não subscritas serão objeto de rateio pelos acionistas que tenham manifestado intenção de subscrever um número de ações superior àquele a que teriam proporcionalmente direito, na proporção do valor das respetivas subscrições, com arredondamento por defeito", lê-se ainda no documento.

Recorde-se que, em dezembro passado, o banco liderado por Vieira Monteiro tinha realizado um aumento de capital de 300 milhões de euros, tendo então o capital social passado a ser de 956,7 milhões de euros.

Caso o aumento de capital avance, o capital social do banco passará a 1.256,7 milhões de euros.