Bispos católicos não são obrigados a reportar abusos de crianças às autoridades

A Igreja Católica divulgou um documento no qual informa os novos bispos que este “ não têm necessariamente” de reportar abusos de crianças às autoridades, lê-se no site do Guardian.

O documento, divulgado recentemente pelo Vaticano, sugere que apenas as vítimas ou os seus familiares devem tomar a decisão de reportar os abusos à polícia.

O mesmo texto revela ainda que o único dever dos bispos é reportar internamente esses abusos. “De acordo com a lei civil de cada país onde é obrigatório reportar [abusos de menores], o dever de um bispo não passa necessariamente por reportar suspeitas às autoridades, polícia ou procuradores no momento em que tomam conhecimento de crimes ou ações reprováveis”, revela o documento, citado pelo Guardian.

O artigo foi redigido pelo monsenhor e psicoterapeuta Tony Anatrella, que é também membro do Conselho Pontifício para a Família.

O jornal britânico explica que, apesar de o texto reconhecer que “a Igreja tem sido afetada por crimes sexuais com crianças”, o documento realça o facto de as estatísticas mostrarem que a grande maioria dos abusos sexuais contra crianças é cometida por familiares, amigos ou vizinhos.

Para saber mais, clique aqui