Porque doem tanto os cortes feitos com papel?

Para além de serem das feridas mais ‘estúpidas’, os cortes na pele feitos com papel são capazes de ser das feridas que mais dor provocam.  

Mas porque são estas lesões tão dolorosas? Segundo Ferris Jabr, o editor da revista Scientific American, a pele nas mãos e nos dedos está repleta de neurorreceptores, cita o Huffington Post.

Alguns deles, mais precisamente os nociceptores, detectam dor, ou seja, quando se queima ou se corta, estes neurorreceptores ‘enlouquecem’. Enviam uma série de sinais eléctricos e químicos que chegam ao cérebro, e é nessa altura que nos apercebemos que nos magoámos.

Outro problema destas ‘pequenas feridas’ é que não são cortes precisos, como a maioria das pessoas acha. Em vez de fazer um corte ‘limpo’, o papel funciona como se fosse uma serra. Isto sem falar nas partículas quimicamente codificadas que acabam por infectar a ferida.

E como não há duas sem três, há mais uma razão pela qual estes cortes são tão insuportáveis. Estas lesões são superficiais, deixando vários nociceptores expostos, logo cada vez que usa as suas mãos, a ferida abre-se, activando-os novamente.