César das Neves dá conselhos de Salazar a sociais-democratas

O economista João César das Neves disse esta manhã, nas jornadas parlamentares do PSD, que acredita que existe a possibilidade de haver um quarto resgate para o país, lê-se no Diário de Notícias (DN).

"Está-se à beira de um novo resgate em Portugal, e certamente uma crise muito mais vasta do que isso”, afirmou.

César das Neves afirmou que "o crescimento em Portugal é uma questão arqueológica", mostrando vários gráficos para ilustrar a sua ideia. “Portugal é um país de evasão fiscal", acrescentou, dizendo que a fuga ao fisco trata-se já de uma questão cultural.

O economista criticou, sem pudor, o que se passa em Portugal , afirmando que este é "o país mais desigual da zona mais igualitária do mundo", com "uma produtividade miserável".

"Querem caminhos seguros para um crescimento económico duradouro? Dou-vos um conselho: 'o comércio e a indústria tiveram durante algum tempo disponibilidades enormes: parecia que os comerciantes não acabavam de enriquecer. Todas as empresas pareciam prósperas; afinal muitos vieram a verificar que se tratava de riqueza ilusória e estavam na realidade empobrecidos: tinham distribuído e gasto o próprio capital. (…) Todos estes males têm somente uma cura – a estabilização da moeda, e esta é impossível independentemente da solução do problema financeiro [Esta frase] é de António Oliveira Salazar", afirmou.

César das Neves disse ainda que "o país é mesmo socialista. Todos os partidos, do CDS ao Bloco de Esquerda, é tudo socialista".