Idosa de 92 anos ‘expulsa’ do Reino Unido

Uma idosa de 92 anos vai ser deportada para a África de Sul depois de o governo britânico ter recusado dar autorização para a viúva ficar no Reino Unido.

A sul-africana Myrtle Cothill não tem família próxima no seu país de origem, para onde tem já viagem marcada para a próxima terça-feira. A única pessoa que cuida da idosa é a filha, Mary Wills, lê-se no Telegraph.

Mary tem receio que a mãe, que tem problemas cardíacos, está a perder a visão e não consegue andar sem ajuda, não aguente esta mudança.

“A minha mãe não consegue viver sozinha. Emocionalmente, tanto para ela como para mim, seria devastador e provavelmente irá matar a minha mãe”, explica Mary numa petição, assinada por mais de 50 mil pessoas, que apela a que autorizem a viúva a ficar no Reino Unido.

Ann Widdecombe, que fez parte do governo britânico entre 1999 e 2001, já fez o caso chegar a vários ministros. “Nem dá para acreditar e estou muito envergonhada que um Governo Conservador tenha feito uma coisa destas. Ela é muito frágil – eu vi-a, conheci-a e posso testemunhar que ela é extremamente frágil”.