ANAC põe negócio da TAP em causa? Governo espera para ver

Esperar para ver é a atitude do Governo numa altura em que a ANAC (Autoridade Nacional de Aviação Civil) impôs limites à gestão da TAP, por acreditar que há indícios de que a venda de 61% do capital ao consórcio privado Gateway não cumpre as imposições europeias sobre o controlo acionista de companhias aéreas. “Vamos ter…

ANAC põe negócio da TAP em causa? Governo espera para ver

O problema é que o acordo assinado por António Costa para garantir 50% da companhia aérea foi feito com Humberto Pedrosa e David Neelman, o mesmo consórcio que a ANAC diz agora não cumprir as regras europeias. Apesar disso, o ministro do Equipamento e Infra-estruturas não se quer precipitar, explicando que este documento não tem ainda em conta o memorando assinado pelo Governo de Costa.

"Um parecer desta importância para o futuro da TAP merece uma análise detalhada" comentou o ministro, frisando sempre que o Governo ainda nem enviou à ANAC os instrumentos relativos à nova composição da empresa que decorre do acordo firmado.

Quanto às medidas cautelares impostas na sequência do parecer, que deixam a TAP em gestão corrente durante três meses, o ministro garante a normalidade.

"A TAP vai viver mantendo o seu funcionamento normal ", assegura Pedro Marques, que continua a acreditar que a solução encontrada pelo Governo foi a melhor.

"Se não tivéssemos concluído este memorando de entendimento, a situação seria muito pior", defende.