PSD vota contra o Orçamento do Estado

O PSD vai votar contra o Orçamento do Estado para 2016 (OE2016). O anúncio foi feito hoje por Pedro Passos Coelho durante uma reunião da bancada parlamentar do PSD, no Parlamento, depois da reunião da comissão permanente do partido, na sede do PSD, onde foi fechada a decisão.

O anúncio do voto contra dos sociais-democratas ao OE2016 é recebido sem surpresa. Nas jornadas parlamentares do PSD, que decorreram entre quinta e sexta-feira da semana passada, em Santarém, Passos criticou a proposta orçamental do governo liderado por António Costa, acusando o Executivo de estar a “redistribuir austeridade, dando com uma mão e tirando com a outra”. Para o ex-primeiro-ministro, trata-se de um Orçamento que não garante “confiança”.

A discussão na generalidade do OE2016 arranca esta segunda-feira e estende-se até amanhã. PSD e CDS vão votar contra o documento que depois baixa à especialidade, onde os partidos poderão negociar alterações à proposta do Governo. O PSD não vai apresentar propostas de alteração já que não quer ficar associado a um Orçamento que deverá ser aprovado pelo PS, PCP, BE, PEV.