Portugal pode ter 3 equipas na Champions em 2017/18

O FC Porto nem chegou a sonhar com o apuramento frente ao Dortmund, o Sporting ainda esteve perto de vergar o Bayer mas ficou pelo caminho e apenas o Sp. Braga conseguiu carregar o estandarte luso para os oitavos-de-final da Liga Europa. A última jornada europeia não foi totalmente negra para as equipas portuguesas, mas…

Portugal pode ter 3 equipas na Champions em 2017/18

Além de dois dos ‘grandes’ terem sido eliminados precocemente das competições europeias, Portugal ainda ficou em branco no ranking da UEFA com as novas derrotas sofridas no Dragão (1-0) e em Leverkusen (3-1). Mas nem tudo são más notícias: os mais diretos adversários também não fizeram muito melhor.

A comitiva nacional ocupa neste momento o sexto lugar, com 51,915 pontos, na perseguição à França (52,082), quinta classificada, e com vantagem para a Rússia (51,082), no sétimo posto. Se tivermos em conta que no final da época os países que ocupem o top-6 do ranking podem integrar seis equipas na UEFA em 2017/18, três delas na Liga dos Campeões, percebemos o que está em jogo.

O ideal era chegar ao 5.º: o que equivale a duas entradas diretas na Champions e outra no playoff, o vencedor da Taça de Portugal joga a fase de grupos da Liga Europa e o 4.º e 5.º classificados da I Liga a 3.ª pré-eliminatória. Já no 7.º lugar, Portugal iria perder um representante na Liga dos Campeões.

É aqui que entram as boas notícias: França e Rússia, os maiores rivais, também perderam duas equipas na última ronda da Liga Europa e ficaram sem representantes em prova. No caso francês, o Marselha e o Saint-Étienne ficaram pelo caminho, enquanto que do lado russo o Lokomotiv e o Krasnodar também foram eliminados.

Portugal é agora o único país, dos três que disputam os últimos bilhetes do top-6, com dois representantes nas competições europeias: o Sp. Braga na Liga Europa e o Benfica na Liga dos Campeões, que curiosamente tem como adversário no acesso aos ‘quartos’ os russos do Zenit. E ainda há os franceses do Paris Saint-Germain, bem encaminhados depois do triunfo da primeira mão frente ao Chelsea (2-1).

As contas são fáceis de fazer: se os encarnados chegarem aos quartos-de-final, Portugal garante, no mínimo, o sexto lugar do ranking e as consequentes três entradas diretas para a edição 2017/18 da Liga dos Campeões. Para já, a equipa de Rui Vitória leva vantagem sobre a de André Villas-Boas (1-0 na Luz). E ainda há o Braga, em condições de amealhar mais pontos sobre o Fenerbahçe de Vítor Pereira, na próxima fase da Liga Europa. Tudo parece em aberto.

Sem argumentos para o poderio alemão

Nem o Sporting, muito menos o FC Porto, conseguiram anular no derradeiro embate europeu a desvantagem da primeira mão. Salvou-se o Braga que, diga-se, teve pela frente um adversário mais acessível: o Sion (4-3 no somatório dos dois jogos).

Depois da derrota em Dortmund (2-0), os dragões não tiveram argumentos para impedir um novo deslize em casa (0-1). É já a quarta derrota em nove jogos na era Peseiro. O mesmo destino tiveram os leões, que continuam sem vencer na Alemanha (11 derrotas em 12 deslocações). Apesar da igualdade registada ao intervalo no BayArena (1-1), que ainda dava esperança à equipa de Jorge Jesus após a derrota em Alvalade (0-1), o Bayer provou na segunda parte a sua superioridade (3-1) e deixou o Sporting de fora dos ‘oitavos’ da Liga Europa pelo quarto ano consecutivo.

O único com motivos para sorrir foi o Braga, que ao empatar com o Sion, na Pedreira, (2-2) fez valer o triunfo da primeira mão na Suíça (1-2). Segue-se um duelo entre velhos conhecidos. O sorteio realizado esta sexta-feira na sede da UEFA, em Nyon, ditou em sorte o regresso de Vítor Pereira, Nani, Bruno Alves e Raúl Meireles a Portugal. Mas não são as únicas caras conhecidas para o futebol português no Fenerbahçe. O emblema turco ainda conta nas suas fileiras com Markovic (ex-Benfica) e Diego, Fabiano Freitas e Souza (todos ex-FC Porto). O saldo de confrontos com formações turcas dá moral aos minhotos: quatro vitórias e duas derrotas.

‘Grandes’ agarram-se à calculadora

Na próximo ano, a época 2011/12 deixa de contar para o ranking de clubes da UEFA. Um ano em que os leões de Sá Pinto chegaram às meias-finaIs da Liga Europa e conquistaram o 9.º lugar entre as equipas que amealharam mais pontos nas competições europeias. O ponto mais alto do Sporting nos últimos cinco anos. Ou melhor, o dobro do coeficiente da segunda melhor campanha (2014/15).

Um dado que aperta as contas da equipa de Jorge Jesus para os próximos sorteios. O que poderá ser evitado no caso da conquista do título nacional, que daria o acesso direto à Liga dos Campeões.

Mais folgados nas contas estão Benfica e FC Porto. A dupla presença na final da Liga Europa das águias e as últimas prestações dos dragões permitem atenuar eventuais prejuízos, conservar as cotações dos últimos anos e garantir uma boa posição no ranking para possíveis sorteios.