Madeira: Autoridades resgatam 10 homens do mar

A embarcação madeirense “Ilhas do Mar” afundou-se ontem a 200 milhas a nordeste da Madeira. Os trabalhos de socorro da Marinha e da Força Aérea permitiram o resgate dos dez tripulantes a partir de um helicóptero, informou o capitão do Porto do Funchal.

“Procedeu-se ao resgate diretamente para o aeroporto da Madeira, onde foi feito um rastreio médico inicial às condições físicas dos tripulantes”, explicou Félix Marques, adiantando que “existiam alguns pescadores com sinais de hipotermia, mas nada de grave”.

O capitão do Porto do Funchal adiantou que o alerta foi dado pelo mestre da embarcação, cerca das seis da manhã de ontem. A operação de resgate decorreu desde a manhã.

“De acordo com a informação do mestre da embarcação, tinham embatido noutra embarcação ou, pelo menos, numa suposta embarcação, o que nós correlacionamos com o facto de, ontem [domingo], um navio da Marinha Mercante que passou naquele local ter reportado a existência de uma embarcação de cerca de sete metros à deriva”, afirmou Félix Marques.

A mesma fonte explicou que o contacto com o mestre da embarcação foi regular e que a situação se complicou pelas 10h30, quando “as bombas de esgoto deixaram de ter capacidade para bombear a água”.

A Marinha disponibilizou de imediato o navio “Schulz Xavier”, mas acabou por ser a aeronave C295 a avistar duas balsas com os tripulantes, já perto das 13h00. Coube depois ao EH-101 da Força Aérea Portuguesa resgatar os tripulantes e levá-los para terra.

A capitania sugeriu ao mestre da embarcação que efetuasse o abandono do navio para as balsas, tendo sido acionado o helicóptero estacionado no Porto Santo, que chegou depois ao local para resgatar os pescadores.